quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PLANILHA



ENDURO DE REGULARIDADE



A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.

      Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas (caminho, picada). Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.

      Sendo assim, uma competição de enduro de regularidade, associa geralmente as  habilidades do piloto e a resistência da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em uma planilha , mapa indicando o caminho e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova. Não se engane, em muitos trechos tem que acelerar pra valer para permanecer na média.

     Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.

     As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e Estados.

      Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.

      Para cada segundo de atraso ou adiantamento em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido. São tolerados 5 segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova. No caso do piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. O piloto que perder menos pontos, é considerado o vencedor da competição.

      O Enduro de Regularidade é praticado exclusivamente no Brasil. Em outros países se pratica o Enduro F.I.M., que é uma modalidade onde todo o trecho é bandeirado e não é necessária a planilha. O Enduro FIM mistura trechos de velocidade cronometrados com trechos de regularidade e deslocamentos. 


ROAD BOOK ELÉTRICO - EQUIPAMENTO PARA COLOCAR A PLANILHA
TOTEM - EQUIPAMENTO DE NAVEGAÇÃO (HODOMETRO+RELÓGIO+COMPUTADOR)

ROAD BOOK CASEIRO - MANUAL



VERSÃO COMPLETA DO TOTEM
TOTEM COLOSSO - INFORMA TAMBÉM A DIREÇÃO DIREITA/ESQUERDA



EXPLICANDO A PLANILHA


UMA PLANILHA CONTEM TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O PILOTO FAZER TODO O PERCURSO DA PROVA SOZINHO, MESMO SEM CONHECER A REGIÃO, SENDO UMA ESPÉCIE DE MAPA DO TESOURO, O PILOTO TEM QUE CUMPRIR REFERENCIA POR REFERENCIA PARA PODER "ACHAR" TODOS OS PCS (PONTOS DE CONTROLE) DA PROVA.

NELA ENCONTRAMOS O KM QUE É A REFERENCIA DE DISTÂNCIA, O CÓDIGO TULIPA QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO LOCAL ONDE VC DEVE SE ENCONTRAR, A MÉDIA DE VELOCIDADE QUE VC DEVE MANTER NO TRECHO E A HORA, MINUTO E SEGUNDO QUE VC DEVE ESTAR NAQUELE LOCAL.

NO CÓDIGO TULIPA A BOLINHA É VC E A SETA PARA ONDE VC DEVE SEGUIR, A BOLINHA SEMPRE VAI ESTAR EM BAIXO, REPRESENTANDO O LOCAL ONDE O ORGANIZADOR ESTAVA QUANDO DESENHOU A REFERENCIA, TODOS OS DETALHES DO LOCAL SÃO DESENHADOS, CERCA, PORTEIRA, ARVORES, CASAS, EROSÃO, IGREJA, POSTES, MATA BURRO, ETC. SE FOR NECESSÁRIO O ORGANIZADOR COLOCARÁ INFORMAÇÕES EM FORMA DE TEXTO.



Exemplificação do formato da planilha:

MA é média de velocidade da Categoria A
MB é média de velocidade da Categoria B
ACL A é o tempo total (acumulado) de prova da cat. A
ACL B é o tempo total (acumulado) de prova da cat. B
O T na coluna Km indica o número do trecho
A letra D colocada no campo de MA/MB indica um trecho de deslocamento.

FAZ DE CONTA QUE SOMOS DA CATEGORIA NOVATOS, VAMOS COMEÇAR A NAVEGAR, ZERE SEU ODOMETRO E ZERE SEU CRONOMETRO NA HORA EXATA DE SUA LARGADA. A PARTIR DE AGORA VOCÊ OBSERVA O ODOMETRO DA MOTO E COMPARA COM A COLUNA 1, O LOCAL ONDE ANDA COMPARA COM A COLUNA 2 E O SEU RELOGIO COMPARA COM A COLUNA 3, TENTE O BINÔMIO DISTANCIA x TEMPO SEMPRE IGUAL AO DA PLANILHA. BOA SORTE!




Início  do  Trecho  1    Trecho  de  deslocamento  que  começa,  em  uma  referência  com
saída  a direita,  siga  em  frente.  Note  que  ao  final  do trecho  (ref.  0,3) o  tempo  total
indica  3  minutos,  portanto,  esse  é  um  deslocamento  de três  minutos, ou  seja,  têm  se
três minuto para se percorrer o trecho que vai da ref. 0,0 até a ref. 0,3 (início do trecho2)
Esta  referência  não  tem  tempo  pois  faz  parte  de  um  trecho  de  deslocamento  (não
interessa  seu  tempo  na  posição).  Significa  que  quando  o  odômetro  marcar  0,12 (CENTO E VINTE METROS APÓS A ZERADA) 
 você 
deverá
estar em um trevo estilo “ T com calcinha, siga pela direita.



Início do trecho 2, nossa média agora é 30 km/h. Com 0,3 (300 metros) passe pela primeira porteira e em seguida dobre a esquerda  passe tambem pela outra porteira conforme a Tulipa (desenho)




Com 0,47 passe reto pela porteira...


Com 0,8 passe reto ao lado da lagoa



Perigo  sinalizado  por  uma  bolinha  preta  (pode  ser  uma  caveirinha ou exclamação também).  
àrvore caída em 1.13. Passe por cima do tronco.




Em  1,23 saia  da trilha  (linha torta)  e  pegue a estrada  de  terra  (linha  reta  mais  grossa)
em sentido para direita.



Atenção  !!!  (representado  pelo  triângulo),  em  1,34  saia  da  estrada  e  entre  na  trilha  a
direita.

Em 1,4 sai da trilha principal (linha mais grossa) e entre na trilha secundária (linha mais
fina) à direita



Em 1,5 acaba o calçamento que você estava, continue reto






Em 1,65 a estrada termina e começa uma trilha mais estreita, siga reto.
Em 3,05 vire a direita no cruzamento logo após o campo de futebol.


Cuidado Duplo Perigo !!! Em  3,15 você irá  passar ao  lado de uma  erosão  perigosa. Vá
com cautela, perceba que o trecho mudou e que agora a média é 18 Km/h
MÉDIAS BAIXAS INDICAM LOCAL PERIGOSO OU DÍFICIL DE TRANSPOR.





Em 3,26, siga reto ao passar uma igreja a sua direita
Em 3,42, siga reto passando por dentro do túnel.




Em 3,67, siga reto passando com um cruzeiro a sua esquerda
Em 3,99, na bifurcação em Y, pegue a direita





Passando  por  uma  curva  grande e  aberta,  em  4,36,  pegue  a  esquerda  em  uma  trilha
próxima a um poste que estará a sua direita
Em 4,82 você deve seguir reto e terá uma casa a sua direita






Em 4,99, quando chegar ao cruzamento, zere seu odômetro e siga reto







Em  0,50,  ao  lado  do  posto  de  gasolina,  se  inicia  o  trecho  4,  a  média  muda  para  27
Km/h. Siga reto.
Atenção ao trajeto (triângulo), em 0,66, antes de passar a árvore, entre na trilha à direita







Em  0,84,  vire  a  esquerda  antes  de  chegar  na  porteira...  Aí  inicia-se  o  trecho  5  que
começa com um neutro de 30 minutos. Note que nossa categoria inicia com 17:23 e sai
com 47:23. Quando seu cronômetro indicar 47:23, você deverá partir, atentando-se que
a  média  a  ser  seguida  é  27  Km/h.  Neutros  são  paradas  técnicas  para  descanso,
alimentação,  reparos  e  etc.  Normalmente,  toda  prova  tem  um  neutro  com  grande
período, mais ou menos, na metade do percurso, alem de pequenos neutro para o piloto recuperar possíveis atrasos e voltar a regularidade, senão a prova vira de velocidade..

Com 0,90 você passará reto sobre uma ponte.

Em 1,33, ao passar por um mata burro longitudinal  (MBL), haverá mudança de  trecho e
a  média  passa  a  ser  39  Km/h.  Apesar  de  não  ter  aviso  de  perigo,  esse  tipo  de  mata
burro  representa  perigo  ao  piloto. É aconselhável  que  onde  a  organização não  indicou
perigo que o próprio piloto o faça antes da prova ao fazer suas marcações



Se  prepara para acelerar, com certeza na bifurcação de 1.07 haverá uma trilha subindo
um morro (veja o aviso SUBA)

Em  2,64,  vá  reto  pela  cerca  de  arame  ???  Com  certeza  deve  ter  um  colchete
(tronqueira) ou buraco neste ponto da cerca.

Início do trecho 7 na referência 2,92. A média vai subir para 33 Km/h assim que a cerca
ao seu lado esquerdo tiver um canto. Siga reto.



Em 3.03, atravesse o riacho.
Em 3,16, atravesse um riachinho.



Em 3,45, você encontrará um tronco caído, passe por cima...
Em 3,55, outro tronco, dessa vez você passará por baixo...
Em 3,65, uma vala, passe por ela !!!




Em 3.87, siga reto atravessando a linha férrea.

Em 4,28, no cruzamento, pegue a diagonal na esquerda. Início do trecho 8, média de 27
Km/h



Basicamente, é isso a prova inteira... vire a direita, vire a esquerda, suba, desça, cuidado e etc...

Tentamos  mostrar  as  referências  mais  comuns,  porém  não  existe  um padrão  exato,  o  importante  é

INTERPRETAR  a tulipa (desenho).  Olhe  a  sua volta  e  compare  com o desenho,  procure  por  postes,  árvores,  porteiras,

colchetes, cupins, cruzamentos e etc.

Detalhe,  quando  o  trajeto  passa  por  lugares  muito  limpos  (sem  muitas referências  claras)  e  sem  trilha  bem

definida  (ex.: pasto), a organização normalmente colocas  BUMPS (aquelas fitas zebradas  preto e amarelas)  pelo

caminho  correto  para  ajudar  na  orientação.  Normalmente,  está  escrito  na planilha  quando  você  deve  seguir  os
bumps.  Encontrar  um bump  no  caminho  lhe  dá  a  certeza de  estar  no  rumo certo.  Se  você  ver  um  bump e  não
estiver escrito na planilha,  está tudo OK.  Considere esse Bump um presente da organização para  facilitar a sua
vida e indicar que você está certo




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Dicas de navegação (Enduro de regularidade) – R2 e TOTEM

Dicas básicas para roteirar ou navegar com R2 estendido e navegador TOTEM COLOSSO g2.

Primeiro vamos aprender a ler o visor dos aparelhos:


1 - Tempo de atrasado ou adiantado (no caso do Totem quando aparece um sinal de (-) negativo na frente do numero significa que você está adiantado, no caso do exemplo você estaria 07 segundos adiantado, e quando aparece o sinal de (+) você estaria no caso 07 segundos atrasado. Nos enduros ha tolerância de 02 ou 03 segundos para a contagem de pontos, ou seja, se você passar com 02:00 ''segundos'' atrasado o PC ira considerar que você passou ZERADO. (no seu tempo certo de prova)

2 - HODÔMETRO - Indica a quilometragem percorrida, de 10 em 10 metros, se no caso estivesse 0,01 você teria percorrido 10 metros.... 0,02 20 metros e assim por diante. Essa quilometragem não é fixa, ela pode ZERAR em alguns trechos. Suponhamos que você esta navegando e o hodômetro marca 9,45 e a próxima referencia é 0,00. De acordo com a programação da planilha no Totem ele zera automaticamente.

3 - TRECHO - O Visor ali indica assim: V001 - V= Trecho 001= Trecho 01... Trecho é todo ponto de mudança de média, na planilha indica os trechos, onde você pode notar q muda de velocidade.

4 - VELOCIDADE INSTANTANEA - Eu particularmente programo assim, você pode optar por marcar a velocidade do trecho.

Vamos agora ao visor do Road Book, ou seja, da planilha em si:

5 - HODOMETRO (idem do Totem) - Então, você esta pilotando e observando a planilha, a referencia ali indicada na foto 0,00 seria a largada, notem que a próxima referencia (abaixo) indica 0,10, então quando o seu TOTEM marcar 0,10 no hodômetro você deverá entrar à direita, pode ser interpretada com um trevo essa referencia. E assim por diante, você olha na planilha o Hodômetro, vê qual a referencia (desenho) e confere com o Totem, quando bater você segue a flechinha.

6 - REFERENCIA - (desenho, sinal, etc...) Serve de orientação, é fundamental a sua interpretação, pois tudo depende dela... você bate o olho na referencia, vê o hodômetro na planilha e fica espiando no totem. Digamos: no Hodômetro 0,46 indica que virá uma rua a esquerda, mas você devera ir reto.

LEMBRE-SE: Você é a BOLINHA e deverá ir onde a FLECHA indica.

7 - VELOCIDADE DO TRECHO E TEMPO DE PROVA - Não da de ver muito bem na foto, mas os 02 primeiros números indicam a velocidade que você deverá andar naquele trecho para conseguir se manter regular e os números seguintes são o tempo de prova. Você deverá percorrer na velocidade indicada e no tempo indicado (o TOTEM faz essa conta para você, basta somente observar o ITEM 01) 

Vamos usar um exemplo utilizando essa foto abaixo:


Notem que o Hodômetro do TOTEM marca 0,10 e na PLANILHA indica que no 0,10 você deverá entrar a direita... e notem também o tempo ATRASADO OU ADIANTADO, que nesse caso, está atrasado 0:39 segundos, então trate de acelerar até o tempo de atrasado ou adiantado marcar 0:00, entendeu o porque de Enduro de Regularidade?? Devemos andar REGULAR, na velocidade indicada, no tempo indicado, e seguindo a planilha com as referencias indicadas.
Agora junte tudo isso com trilhas, erosões, lama, pedras, concentração na pilotagem... talvez por isso o nome: ENDURO, porque não é MOLE não.

Bom galera...
A principio, uma explicação bem básica é isso... 
Peruch - Equipe Trilheiros do Carvão
Enduro de Regularidade - CAT. SENIOR




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